A Yálorisha Rosangela (Oyá Zeringuê - Em memória) nasceu no dia doze de fevereiro dentro de um terreiro de Angola o Abassá (candomblé de Angola ) de Oxum da zeladora Idalina Silva de Almeida sua avó carnal, na festa da Oxum Orixá que a amparou nos braços. Desde aquele dia Mãe Rosa já estava com seu destino formado recebendo como missão seguir o sacerdócio no candomblé, pois como podemos ver tudo começou dentro de um terreiro de Angola.
O ILÊ AXÉ OMO AFEFÉ OYÁ (Casa de força dos filhos dos ventos de Oyá ) , surgiu na década de noventa no ano de l993 na rua Soldado Elizeu Hipólito número l55, Pedra de Guaratiba no Rio de Janeiro. A casa de Oyá na qual tem como fundadora Oyá Zeringuê (Rosângela), iniciou sua construção no mês de outubro no ano de 1994 com seus filhos de santo e amigos.O axé encontra-se no mesmo endereço até os dias de hoje,tendo como seu atual sucessor,seu filho carnal Kleber de Omolu.
A Yalorisha Rosa de OYÁ, pertencia a nação de ALAKETÚ, pertencendo a raiz de Odelecí sendo filha de :
Jorge de Azauani ( Em memória ), neta de Manuel de Oxossi ( Odeleci ), bisneta de José de Obakôsso( Em memória ) e tri neta de José Carlos de Oyá ( Em memória).